O vídeo acima pode colaborar no processo de sensibilização para o início dos trabalhos junto aos alunos. Ali é possível discutir a questão dos autômatos, das interferências que um objeto pode causar sobre outro e o diálogo entre linguagens artísticas que é uma característica do tema Arte e Tecnologia.
01)
Visitar Enciclopédia Arte e Tecnologia do Itaú Cultural
Pesquisar na Página Inicial da
Enciclopédia algum dos ramos da Arte Tecnológica. Anotando seu conceito e o
nome de alguns artistas expoentes deste ramo.
02)
Faça anotações sobre os seguintes temas:
Arte como expressão – o único
criador é o artista X Arte interativa – há participação do espectador
A máquina não substitui o homem X
O homem está mais próximo da máquina
Utilização apenas do espaço real
X Utilização do espaço virtual
Arte – contemplação X Arte – ação
Apresentar trecho do filme Tempos
Modernos,
03) 2ª etapa: colagem - o todo e a
parte
Toda imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto, ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte, criando uma nova relação e uma nova mensagem.
Toda imagem é composta de diversos elementos que, ao se agruparem, ganham novos significados. Alguns deles são signos conhecidos e fechados, outros apresentam simbologias de acordo com o meio e o receptor. Uma arma de fogo sozinha nunca vai representar leveza e carinho, por exemplo. Mas um horizonte de uma praia traz sempre ideias diferentes dependendo de quem vê. No entanto, ao unir diferentes elementos, transformamos o significado de cada parte, criando uma nova relação e uma nova mensagem.
O objetivo desta etapa é tentar
re-significar os elementos presentes em diferentes imagens, recortando cada
pedaço das figuras trazidas pelos alunos (você também deve providenciar outras
fontes para aqueles que precisarem de mais formas). A ideia é que cada aluno
construa uma nova imagem relacionada à sua personalidade, aos seus desejos e
medos. O estudante poderá fazer a colagem dos elementos em um novo suporte ou
em um fundo com outra imagem. Nesta fase, apresente técnicas de recorte com
tesoura e estilete para garantir uma boa utilização das imagens. Se possível,
crie um banco de elementos visuais que podem ser separados em pequenas caixas
ou pastas para servirem de referência e de recurso gráfico.
04) digitalizando
e manipulando
Nesta fase, cada aluno irá digitalizar a montagem de sua imagem. Eles deverão fotografá-las ou escaneá-las no computador.
Nesta fase, cada aluno irá digitalizar a montagem de sua imagem. Eles deverão fotografá-las ou escaneá-las no computador.
Os assistentes do computador para
este tipo de trabalho variam de acordo com suas configurações. Cabe a você
explorar o software previamente a fim de se familiarizar com os procedimentos
técnicos. De maneira geral, esses programas são bem simples e é possível
descobrir muitas possibilidades explorando suas opções. O mais relevante é
indicar como procedimento básico a resolução em que será fotografada ou
escaneada a imagem. No caso de foto, o arquivo deve ter no mínimo 3 megabytes e
no scanner, 300dpi.
Salve os arquivos em uma pasta
do computador. Em seguida, os alunos deverão abri-los em um software de edição
de imagem (pode ser comprado, mas há versões gratuitas na internet). Os
estudantes poderão explorar as seguintes ferramentas:
1) Imagem. Todo software de edição digital possui
em sua barra de ferramentas um item referente aos ajustes básicos. Aqui é
possível explorar variações de contraste, brilho, cor, saturação, recursos de
solarização e inversão de tonalidades. É um bom exercício de exploração, em que
o aluno poderá estabelecer um contato direto com a estrutura da linguagem
visual, exercitando sua própria poética.
2) Efeitos. Dependendo do software usado, o numero de
efeitos disponíveis pode variar. Neste momento, é importante que o aluno
reflita sobre a comunicação da mensagem da imagem. Explore principalmente as
variações que cada efeito terá na linguagem visual, como profundidade, brilho,
figura, fundo e equilíbrio.
Camadas. A grande maioria dos softwares de edição de
imagem trabalha com o conceito de camadas (layers). É como imaginar diversas
folhas de transparência em que cada uma está em uma parte do desenho, com uma
cor ou um elemento. Sobrepostas elas constituem a imagem inteira. Ao vê-las
separadamente, podemos manipular cada camada. Ao inserir algum novo recurso na
imagem, você poderá abrir uma nova camada, assim será possível corrigir erros e
terá mais liberdade na composição dos projetos.
Se você conhecer bem o
software, use outros recursos. Experimente. Reserve um tempo longo para que
cada aluno possa cometer erros que serão os caminhos de sua própria
aprendizagem nas técnicas do software e ganhe assim confiança para explorar
novos recursos.
05) imprimindo e
interferindo
Depois da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá definir uma imagem a ser impressa. Se a escola tiver papéis com uma gramatura alta, as possibilidades de intervenção serão maiores. Este tipo de papel aguenta tinta e outros materiais a base de água. Mas é possível também utilizar papel sulfite.
Depois da etapa de exploração dos recursos básicos do software, cada aluno deverá definir uma imagem a ser impressa. Se a escola tiver papéis com uma gramatura alta, as possibilidades de intervenção serão maiores. Este tipo de papel aguenta tinta e outros materiais a base de água. Mas é possível também utilizar papel sulfite.
Cada um deve imprimir uma ou
mais cópias do seu arquivo e, a partir daí, pode realizar intervenções com
canetas, papeis e outros materiais para elaborar a sua imagem. Neste momento, é
importante organizar uma aula apenas para fruir os trabalhos em grupo, onde
cada estudante devera relatar ao grupo seus caminhos, suas dificuldades e
descobertas. Veja aqui algumas perguntas para inicia a conversa com a classe:
O que você quer dizer com esta
imagem?
O que utilizou para passar essa mensagem?
Como uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
O que utilizou para passar essa mensagem?
Como uma cor ou uma forma podem passar uma mensagem?
No que o computador pôde contribuir para sua composição?
Como as outras ferramentas que você utilizou puderam contribuir?
06) finalizando os
trabalhos
Nesta etapa do projeto, cada aluno devera digitalizar sua imagem novamente na maior resolução que o equipamento da escola suportar. Serão feitos ajustes necessários para a finalização das imagens. Há dois caminhos para encerrar o projeto:
Nesta etapa do projeto, cada aluno devera digitalizar sua imagem novamente na maior resolução que o equipamento da escola suportar. Serão feitos ajustes necessários para a finalização das imagens. Há dois caminhos para encerrar o projeto:
1) Imprima o arquivo final em
um papel de transparência especial para impressão.
2) Vá para a 7ª etapa: avaliação.
2) Vá para a 7ª etapa: avaliação.
07) projetando e
ampliando
Esta etapa é uma possibilidade de interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição. Em uma sala parcialmente escurecida, use um retroprojetor para que cada aluno possa colocar sua transparência e visualizar sua imagem em outra dimensão. Os alunos podem sobrepor suas transparências, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões. O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados pelo retroprojetor. O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
Esta etapa é uma possibilidade de interação lúdica e corporal com a imagem produzida, tendo um olhar diferenciado, com outra perspectiva para cada composição. Em uma sala parcialmente escurecida, use um retroprojetor para que cada aluno possa colocar sua transparência e visualizar sua imagem em outra dimensão. Os alunos podem sobrepor suas transparências, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões. O professor pode tirar fotos destas explorações ou também colocar um papel preso na parede em que esta sendo projetada a imagem. Assim podem ser criados trabalhos em grandes dimensões, desenhando os limites projetados pelo retroprojetor. O professor pode ainda ter um pequeno acervo de ícones e imagens em transparência para provocar intervenções e discussões sobre a construção e a composição da imagem contemporânea.
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