Espaço dedicado para debater, refletir, fomentar e democratizar conhecimento sobre Arte-Educação.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Grafite e Stencil

Neste início de 2014 iniciei minhas aulas com o 1º Ano do Ensino Médio da Unidade do Objetivo de São Miguel Arcanjo falando sobre a técnica do estêncil.

Da Wikipédia:
Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um númeroletrasímbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.


Após falar um pouco sobre a técnica, explicando como fazer, passamos a fazer as mascaras individuais, cada aluno recebeu uma cartolina e produziu um esboço do contorno que gostaria de perfurar. O primeiro encontro de 50 minutos serviu para que cada um criasse sua mascara. Ficando combinado que no próximo encontro eles iriam trabalhar com a produção das imagens através de tinta spray. Assim foi feito o registro das atividades, já levando a puxar o assunto sobre grafite.




Assim cada aluno e aluna pode experimentar o manuseio do spray, perceber o direcionamento do tubo e assim ver a transformação e criação das imagens. Erros e tentativas fizeram com que esse encontro fosse um ponto de partida para a próxima etapa do projeto. Pois no próximo encontro foi passado um texto que falasse sobre a história do grafite, surgimento da técnica, alguns artistas e a apropriação do estencil por parte de artistas de rua. Assim chegamos a algumas importantes obras de nomes como Banksy e Vallauri.






Passando estas informações passei a proposta de um projeto que os alunos deveriam desenvolver: A partir de um tema que a turma escolhesse, eles se dividiriam em grupos e ficariam responsáveis por criar um painel de grafite que ocupasse um espaço da quadra da escola. O tema escolhido foi Esportes, assim organizaram-se em pequenos grupos, criaram os rascunhos dos painéis, pensando que imagens seriam mais representativas, fizeram as mascaras em tamanho grande e depois de uns três encontros fomos para a quadra.








Agora, para finalizar este projeto irei discutir todo o processo com a turma, ver os erros e acertos e demais questões que surgiram ao longo da criação. Também vou passar alguns trechos sobre a vida de Basquiat, pois ao inicio de abril iremos para o Centro Cultural Banco do Brasil (SP) visitar a Exposição Ludwig que contém imagens de Basquiat e outros artistas contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário